Criando um Algoritmo Interativo com Métodos em Java
Neste artigo, vamos desenvolver um programa em Java que oferece um menu interativo para o usuário escolher entre diferentes funcionalidades. O programa incluirá os seguintes métodos:
- Imprimir uma matriz de zeros com dimensões definidas pelo usuário.
- Verificar se um número é PAR ou ÍMPAR.
- Determinar o maior entre três números.
- Um menu interativo dentro do método
main
, permitindo que o usuário escolha uma das opções até decidir sair.
Este código é uma ótima forma de praticar conceitos fundamentais de programação em Java, como métodos, laços de repetição e interação com o usuário.
Implementação do Código
1. Criando um Método para Imprimir uma Matriz de Zeros
public static void imprimirMatriz(int x, int y) {
for (int i = 0; i < x; i++) {
for (int j = 0; j < y; j++) {
System.out.print("0 ");
}
System.out.println();
}
}
Esse método recebe dois parâmetros, x
e y
, que definem as dimensões da matriz. Ele utiliza dois laços for
para percorrer as linhas e colunas, imprimindo zeros.
2. Criando um Método para Verificar se um Número é PAR ou ÍMPAR
public static String verificarParOuImpar(int numero) {
return (numero % 2 == 0) ? "O número "+numero+" é PAR" : "O número "+numero+" é ÍMPAR";
}
Esse método recebe um inteiro e verifica se ele é par ou ímpar utilizando o operador de módulo (%
). O resultado é retornado como uma string.
3. Criando um Método para Encontrar o Maior Entre Três Números
public static int maiorNumero(int x, int y, int z) {
return Math.max(x, Math.max(y, z));
}
Esse método recebe três números inteiros e usa a função Math.max()
para determinar o maior valor entre eles.
4. Criando o codigo para Testar
import java.util.Scanner;
public class Main {
public static void imprimirMatriz(int x, int y) {
for (int i = 0; i < x; i++) {
for (int j = 0; j < y; j++) {
System.out.print("0 ");
}
System.out.println();
}
}
public static String verificarParOuImpar(int numero) {
if (numero % 2 == 0) {
return "PAR";
} else {
return "ÍMPAR";
}
}
public static int maiorNumero(int x, int y, int z) {
int maior = x;
if (y > maior) {
maior = y;
}
if (z > maior) {
maior = z;
}
return maior;
}
public static void main(String[] args) {
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
int opcao;
do {
System.out.println("MENU:");
System.out.println("1. Imprimir matriz de zeros");
System.out.println("2. número é PAR ou ÍMPAR");
System.out.println("3. maior número");
System.out.println("4. SAIR");
System.out.print("Escolha uma opção: ");
opcao = scanner.nextInt();
switch (opcao) {
case 1:
System.out.print("número de linhas (X): ");
int x = scanner.nextInt();
System.out.print("número de colunas (Y): ");
int y = scanner.nextInt();
imprimirMatriz(x, y);
break;
case 2:
System.out.print("Digite número: ");
int numero = scanner.nextInt();
String resultado = verificarParOuImpar(numero);
System.out.println("O número " + numero + " é " + resultado + ".");
break;
case 3:
System.out.print("primeiro número (X): ");
int num1 = scanner.nextInt();
System.out.print("segundo número (Y): ");
int num2 = scanner.nextInt();
System.out.print("terceiro número (Z): ");
int num3 = scanner.nextInt();
int maior = maiorNumero(num1, num2, num3);
System.out.println("O maior número entre " + num1 + ", " + num2 + " e " + num3 + " é " + maior + ".");
break;
case 4:
System.out.println("Saindo...");
break;
default:
System.out.println("Tente novamente.");
}
} while (opcao != 4);
scanner.close();
}
}
Como Funciona o Menu
- O menu exibe as quatro opções disponíveis.
- O usuário escolhe uma opção digitando um número.
- Dependendo da escolha, um dos três métodos é chamado.
- O programa continuará rodando até que o usuário escolha a opção de sair (
4
).
Considerações Finais
Este programa demonstra como organizar um código em Java utilizando métodos para tornar a estrutura mais modular e legível. Além disso, ensina boas práticas de entrada e saída de dados, laços de repetição e condições lógicas.
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos, tente modificar o programa adicionando novas funcionalidades, como a opção de repetir a execução de um método antes de voltar ao menu ou a implementação de tratamentos de erro para entradas inválidas.
Experimente e divirta-se programando!